Santos tem um problema que justifica má fase em 2023
Apesar da contratação do técnico Odair Hellmann, a equipe do Santos parece não evoluir. Após nove jogos válidos pelo Campeonato Paulista, soma apenas duas vitórias. O Peixe está na lanterna do grupo, e convive com as diversas lesões, atrapalhando na montagem de uma equipe considerada ideal.
Somente João Paulo e Marcos Leonardo iniciaram todas as partidas até aqui como titulares. Além da dupla da Vila, Eduardo Bauermann, titular em oito duelos e um no banco, e Lucas Braga, que entrou em todos os duelos do banco, completam a lista dos atletas que não perderam uma partida no Estadual.
Odair Hellmann tem que conviver com a enorme quantidade de jogadores que estão sob cuidados do departamento médico do clube. Ao todo, estão:Rodrigo Fernández (lesão muscular), Vinícius Zanocelo (estiramento ligamentar da clavícula), Gabriel Carabajal (lesão muscular) e Soteldo (rompimento do tendão do músculo peitoral esquerdo).
Junto a esses, há os que não estão inscritos no Paulistão, por estarem se recuperando de lesões:Ed Carlos (transição física), Alison (recuperação de lesão no joelho esquerdo) e Alex Nascimento (lesão do ligamento cruzado do joelho).
Suspensões e opinião do comandante santista
As suspensões também vem dando muita dor de cabeça ao comandante santista. Diante do empate em 1 a 1 contra o Sant André, Lucas Pires e João Lucas não puderam jogar, por conta do cartão vermelho recebido na derrota por 3 a 1 para o São Paulo no último domingo (12), no Morumbi.
Diante de todos os problemas que vem enfrentando desde que assumiu o cargo, Odair lamentou a situação, uma vez que foge de seu controle.
“A ideia de jogo, de time que eu tenho, não se repetiu desde o dia 14 de janeiro. Não porque não quis. Nós jogamos nove jogos em 32 dias, perdendo quatro, cinco jogadores da espinha dorsal”, iniciou.
“É uma visualização de ideias para construir esse encaixe. Se você precisa colocar jogadores novos no meio do processo, chegam agora jogadores novos, cada um dentro da sua realidade. Infelizmente, é um time se construindo dentro de uma competição muito difícil. Estamos tentando solucionar o agora do que pensarmos daqui 20 dias. É muito difícil, não é o ideal”, finalizou Odair.
A situação do Peixe é muito complicada no Campeonato Paulista. Com apenas 10 pontos em nove rodadas, a equipe está na lanterna do Grupo A, atrás da Inter de Limeira (mesma pontuação, mas leva vantagem no critério de desempate), Botafogo-SP e Red Bull Bragantino (ambos com 14 pontos).
Diante disso, o Santos depende do tropeço dos rivais de grupo para classificar, visto que os times da mesma fase não podem se enfrentar na fase atual.